Lendas Infinitas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Novo Layout - O Dragão e A Modernidade: Fim de uma fase
Cópia, inspiração e lugar-comum  EmptySáb Jan 05, 2013 3:49 pm por Hinanii

» Passando para cumprimentar
Cópia, inspiração e lugar-comum  EmptySáb Nov 10, 2012 11:59 pm por White

» Bravely Default Praying Brage (PC Online)
Cópia, inspiração e lugar-comum  EmptyQui Nov 01, 2012 12:53 pm por Hidekee

» Magi - The Labyrinth of Magic
Cópia, inspiração e lugar-comum  EmptySeg Out 08, 2012 3:29 pm por Kiyamet

» Minha UTAU já saiiiu!
Cópia, inspiração e lugar-comum  EmptyTer Set 25, 2012 1:42 pm por Hidekee

» Bravely Default: Flying Fairy para 3DS
Cópia, inspiração e lugar-comum  EmptyTer Set 25, 2012 1:37 pm por Hidekee

» Novo Layout - Dragão Jogador!
Cópia, inspiração e lugar-comum  EmptySáb Set 01, 2012 10:12 pm por kurolady

» Tema que desejaria jogar
Cópia, inspiração e lugar-comum  EmptyQui Ago 30, 2012 3:52 am por LoliHime

» Retorno aos Lendas
Cópia, inspiração e lugar-comum  EmptyDom Ago 26, 2012 8:30 am por White

Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 45 em Ter Jul 31, 2012 9:32 am
Divulgue-nos
Lendas Infinitas



Lendas Infinitas



Créditos
Tema e layout:
Administração

Imagem original
usada em logo:

yuushoku

Imagens originais usadas nos botões do fórum:
Sumi Keiichi

Emoticons:
Kalahan Pack by Zeitz
Y o l k s - 2 Pack by bad-blood
Very Emotional Pack by LazyCrazy
The Blacy Pack by Rockey

Cópia, inspiração e lugar-comum

3 participantes

Ir para baixo

Cópia, inspiração e lugar-comum  Empty Cópia, inspiração e lugar-comum

Mensagem  Hidekee Qui Set 22, 2011 4:43 pm

Estava aqui na internet tentando relaxar e vi um comentário, como tantos outros, de um suposto "player hardcore" criticando um jogo novo em um site citando várias referências a outros jogos. Entre eles havia "Tauren de WoW", além de "minas de Requiem", um outro jogo aí. Mas pq ele falou isso? Ele viu um vídeo com umas minas bem genéricas, afinal, minas são difíceis de serem variadas, e viu um tipo de minotauro, e logo associou minotauro a WoW!

Após a intro acima, pergunto se vcs são capazes de fato discernirem quando alguma obra, seja jogo, livro, filme, etc, copia ou se inspira em outra de quando usa referências comuns, conhecidos como lugar-comum?

Olhe que faço distinção de cópia de inspiração, pois sabemos que neste mundo nada se cria, logo nada é 100% original, mas a combinação de uma inspiração com outra resulta em algo final "original". O ponto é que muitas obras usam também o que chamamos de "lugar-comum" como base, algo que todos sabem a anos ou até mesmo milênios. Um minotauro mesmo, como o caso citado no início, para quem conhece mitologia sabe que os gregos a anos atrás já contavam histórias de homens com cabeça de touro e corpo humano. Elfos não são criações de Tolkien, mas ele os popularizou como os conhecemos, sendo que as orelhas mais exageradas é marca do anime The Record of Lodoss War.

Para enriquecer o assunto, citem obras que as pessoas consideram "copyright" delas, mas no fundo são apenas popularização de algo já existente a mto tempo antes. Lembrando que vampiros com poderes de x-men e que brilham no sol não são criações de Bram Stoker XD
Hidekee
Hidekee
Admin
Admin

Masculino
Mensagens : 6382
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

RPG 1 :
No More Gods - Mestre
RPG 2 :
Hellsing - Haven Enzo
RPG 3 :
Deltora - Kyllinn Tyrmitore
RPG 4 :
Digimon - Tsukasa Yuu

http://hidekeitaro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cópia, inspiração e lugar-comum  Empty Re: Cópia, inspiração e lugar-comum

Mensagem  Istyar Qui Set 22, 2011 6:08 pm

Eu concordo com o que você disse sobre o lugar - comum, Hideki. Não é nescessário ser o Bram em pessoa para saber que, por exemplo, vampiros tomam sangue. É folclore antigo, todo mundo sabe disso. Mas aí vai do autor se ele vai retratar eles correndo da luz do dia para não virarem cinzas, ou se brilhando como luzes de boate. Aí já é questão de gosto, mesmo. Eu acho possível que ocorra alguma discriminação, quando o trabalho inspirado não é tão satisfatório quanto o "original". E convenhamos, as vezes acaba mesmo com algo que você via de uma forma totalmente diferente. :/

Mas isso também pode ser bom. Livros como o nome do vento, por exemplo, utilizam de várias referências em muitos campos diferentes, e juntam tudo isso para formar um livro bem feito, que te surpreende. Afinal, muitos "autores" não querem nem mesmo escrever uma história boa, mas sim pegar uma fatia do bolo da "tendência" atual. ( Tipo os MONTES de livros de garotinhos overpower jurando amor eterno a uma guria sem personalidade depois de Crepúsculo).

Pode ser bom? Sim. Pode ser ruim? Sim. Mas como eu sei que não vai parar tão cedo, eu gosto de analisar casos específicos. Pegar algo e ler duas páginas para rotular não é certo, mas que as vezes está bastante certo, está. e_e' (Eu teria me poupado de muito trabalho se eu tivesse acreditado em algumas criticas que eu li. -sim)
Istyar
Istyar
Épico
Épico

Feminino
Mensagens : 1273
Idade : 34
Localização : Over the hills and far away.

RPG 1 : Agonia de Elysios - Aeriel /Aerion.
RPG 2 : Svobody - Diana Mortwey.
RPG 3 : Digimon ~ when the light is gone ~ - Yuuji Shinobu .
RPG 4 : Batalha dos tronos - Wilem Lousyus.
RPG 5 : No more Gods - Apolo.
RPG 6 : Deltora Quest - Mestra

Ir para o topo Ir para baixo

Cópia, inspiração e lugar-comum  Empty Re: Cópia, inspiração e lugar-comum

Mensagem  kurolady Qui Set 22, 2011 11:50 pm

Eu vejo certas coisas como inspiração. Mas outras, não há como negar, são cópias baratas.
Hideki citou o maluco ae que falou de WoW. O minotauro em questão está em diversas obras, contos, jogos, livros e afins. Não é algo "Pague os royalties para a Blizzard", tá longe disso na verdade. Não foi ela que inventou, não foi só ela a primeira a usar esse conceito e nem será a última.
Mas uma coisa é fato... Quando não tem uma, duas, ou três coisas iguais ou parecidas... Mas QUASE TUDO... Pow, não tem como falar que não é cópia oO
Mas certas coisas são relevantes, devido as "tendências" que a Istyar disse aí. Mas se nada é adicionado ao conteúdo anterior, fica difícil.

To dizendo isso pq joguei Allods, e também joguei WoW (pegando o causo de novo). Não, lá não tem minotauros, mas tem facções opostas, raças únicas pra cada facção assim como classes, locais de enfrentamento entre as facções, battlegrounds praticamente idênticas, sistema de quests igual.
Caramba. Falar que isso é "seguir a tendência" é um baita exagero XD

Agora que eu dei um exemplo ruim, vou dar um bom '-'
Faz tempo, eu comprei um livro no shopping. Tava louca pra gastar dinheiro com livro, fui lá, li a sinopse de um, gostei da capa (sim, eu julgo livros pela capa /meprenda), e decidi comprar. Pra mim, seria um romancezinho de vampiros, com alguma problemática envolvida. Nada "aimeudeus, Tolkien", mas comprei.
Fui lendo, lendo, lendo... E achei bem interessante o.o Destoa completamente de Crepúsculo e afins. Vc vê coisas semelhantes, é claro, coisas que a gente vê em qualquer romance de vampiro (ainda mais pq a autora é uma ficwritter), e ainda assim consegue te prender. A autora usa elementos como lobisomens, mas de um ponto de vista que eu, pelo menos, nunca tinha visto/imaginado.

O que se tira disso?
Existem "bons" e "maus" copiadores?
Não na minha opinião. Pra mim existe discernimento, bom senso e gente cara-de-pau XD
No caso do Allods, pra mim é cópia, ou no mínimo uma inspiração MUITO sem criatividade.
Kaori - Perfume de Vampira (o livro que citei acima) é uma mistura de inspiração, tendência e lugar-comum.

Mas no fim, cada caso é um caso. E apesar de eu ter dito tudo isso aí, eu odeio rotular coisas.
Tem coisas que eu realmente não ligo se são cópias ou não XD
kurolady
kurolady
Herói
Herói

Feminino
Mensagens : 165
Idade : 32
Localização : SP


Ir para o topo Ir para baixo

Cópia, inspiração e lugar-comum  Empty Re: Cópia, inspiração e lugar-comum

Mensagem  Hidekee Sex Set 23, 2011 12:12 am

Poxa, facções nem é tão WoW assim, pq joguei alguns jogos bem diferenciados que tinham facções distintas. Mas creio que WoW que popularizou o sistema de facções mesmo... Mas baseado em jogos, tem um ótimo exemplo que experimentei e gostei: Aion.

Sério, tem de tudo um pouco: facções de duas raças fixas, como em Shaiya, elementos de permitir vôo, como em Perfect World, áreas de PvP livre entre as facções, fashion costumes, costumização elevada de personagem e outras coisas que vc pensa "mas nada disso é novidade!". SIM! Isoladas não são nada novidade, mas como foi feita a mesclagem ficou algo... fantástico. É cativante o cenário e o jogo. Pena que é pago com mensalidade, mas é um jogo maravilhoso (e que não posso jogar seja por tempo ou dinheiro). Então Aion é um bom exemplo de inspirações que resultaram em algo original de certa forma.

E isso de tendência é uma verdade absurda. Vejam que vai desde filmes a jogos. Lembro que durante o BOOM de Perfect World um bando de genéricos surgiram na onda de jogos com a China como tema. Pouco antes a onda era copiar WoW, com uns bem toscos (4Story é mto fail). Mas tem uns que divertem (Allods era bem cool o Empire, pois era quase steampunk, embora faltasse uso de armas de fogo para completar o cenário, eqto a League era mto WoW para mim, nunca gostei de jogar lá). E prevejo em breve copiando TERA ou Blade & Soul, mas creio que será mais TERA mesmo... Isso são ondas que vem, tendências. Hollywood se guia por mtas tendências se olharmos com cuidado os blockbusters.

Mas o que mais acho "traiçoeiro" é o cenário musical. Sério, se vc copiar "trechos" ou por acaso se inspirar, pode ser acusado de plágio. Mas sabemos que existem várias e várias músicas e nosso cérebro mtas vezes nos trai, lembrando vagamente de algo que achamos que foi um estalo de inspiração mas na verdade era apenas uma memória adormecida. Como escapar de compor algo inspirado sem saber e depois ser acusado de plágio? Eu não quero ser compositor nem na próxima encarnação (isso se cresce em reencarnação, mas é detalhe)...
Hidekee
Hidekee
Admin
Admin

Masculino
Mensagens : 6382
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro

RPG 1 :
No More Gods - Mestre
RPG 2 :
Hellsing - Haven Enzo
RPG 3 :
Deltora - Kyllinn Tyrmitore
RPG 4 :
Digimon - Tsukasa Yuu

http://hidekeitaro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cópia, inspiração e lugar-comum  Empty Re: Cópia, inspiração e lugar-comum

Mensagem  kurolady Sex Set 23, 2011 1:02 am

Aion era um jogo que eu tinha MUITA vontade de experimentar, mas não roda aqui nem com promessa XD

Jogos, na verdade, é algo complicado de se discutir em questão de copiar, vendo por um outro lado.
Pq vc vê jogos se tornando populares, e outros que se inspiram e seguem a tendência de sucesso do outro, mas por algum detalhe ou outro são desprezados ou idolatrados o.o
E é complicado também pq existem MUITOS jogos parecidos por ae (até no nome oO). O que acontece também (que eu ando vendo bastante) são franquias pagas sendo copiadas/inspiradoras/linha de tendência para jogos F2P. E às vezes o F2P pode sair até mais legal que o original XD (exemplo? City of Heroes e Champions Online <-- que eu só não jogo por causa do pc. Mas se um é melhor que o outro, aí eu não sei não Oo)

Em questão de música eu nem comento.
Já basta eu ouvir o Latino cantando Festa no Apê e Kelly Key cantando Barbie Girl e__e'
kurolady
kurolady
Herói
Herói

Feminino
Mensagens : 165
Idade : 32
Localização : SP


Ir para o topo Ir para baixo

Cópia, inspiração e lugar-comum  Empty Re: Cópia, inspiração e lugar-comum

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos