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Como escolher um sistema de RPG?
4 participantes
Lendas Infinitas :: Extra :: RPG
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Como escolher um sistema de RPG?
Sempre que penso em uma nova idéia de RPG e me deparo com uma dúvida que é sempre recorrente: qual sistema usar?
Basicamente podemos pensar que o sistema é apenas um detalhe para ajudar na interpretação, que é o objetivo máximo do RPG. Entretanto alguns cenários carecem de um sistema de regras e normas para além de facilitar comparações, evitando personagens mto poderosos por exemplo, servir também de guia para o jogador já que facilita a quantificação. Mas aí que entram as dúvidas:
Usar um sistema mais complexo e estruturado ou usar um sistema mais simplório? Quais imperfeições no sistema podemos desconsiderar e quais devemos considerar? Criar um com possíveis desalanceamentos mas que fique adequado ao cenário como uma luva ou adaptar o cenário a um sistema já denso e com poucos desequilíbrios? Priorizar sistemas com textos traduzidos para nossa língua ou usar um com maior quantidade de fontes mas todas em inglês?
Enfim, o que acham disso tudo? E completem comentando se já deixaram de jogar um RPG devido ao sistema ou se já entraram em um somente atraídos pelo sistema em si o/
Basicamente podemos pensar que o sistema é apenas um detalhe para ajudar na interpretação, que é o objetivo máximo do RPG. Entretanto alguns cenários carecem de um sistema de regras e normas para além de facilitar comparações, evitando personagens mto poderosos por exemplo, servir também de guia para o jogador já que facilita a quantificação. Mas aí que entram as dúvidas:
Usar um sistema mais complexo e estruturado ou usar um sistema mais simplório? Quais imperfeições no sistema podemos desconsiderar e quais devemos considerar? Criar um com possíveis desalanceamentos mas que fique adequado ao cenário como uma luva ou adaptar o cenário a um sistema já denso e com poucos desequilíbrios? Priorizar sistemas com textos traduzidos para nossa língua ou usar um com maior quantidade de fontes mas todas em inglês?
Enfim, o que acham disso tudo? E completem comentando se já deixaram de jogar um RPG devido ao sistema ou se já entraram em um somente atraídos pelo sistema em si o/
Re: Como escolher um sistema de RPG?
O sistema serve apenas para colocar em bases comparativas os elementos do jogo. UM rpg não pode jamais se limitar ao sistema; ele é um instrumento, uma ferramenta para viabilizar o jogo sem que o mestre tenha que assumir para si 100% da responsabilidade de dizer o que acontece ou não, o que é certo ou não.
E também, claro, para aqueles que gostam de colocar na aleatoriedade dos dados essa grande incerteza que ronda cada uma de nossas ações. POis mesmo o guerreiro mais bem armado e treinado pode, num deslize, escorregar em uma casca de banana =D
Sistemas devem ser o mais simples possíveis, de fácil aprendizagem e feitos de forma a parecerem lógicos. ELes tem que viabilizar o jogo, e não enforcá-lo e limitá-lo.
SIm, já abandonei e deixei de jogar muitas vezes porque o sistema era horrível UHEOIUAHEIUAHEIUAHEUI
E também, claro, para aqueles que gostam de colocar na aleatoriedade dos dados essa grande incerteza que ronda cada uma de nossas ações. POis mesmo o guerreiro mais bem armado e treinado pode, num deslize, escorregar em uma casca de banana =D
Sistemas devem ser o mais simples possíveis, de fácil aprendizagem e feitos de forma a parecerem lógicos. ELes tem que viabilizar o jogo, e não enforcá-lo e limitá-lo.
SIm, já abandonei e deixei de jogar muitas vezes porque o sistema era horrível UHEOIUAHEIUAHEIUAHEUI
Popo- Admin
-
Mensagens : 2091
Idade : 39
Localização : Ville Marveilleuse - RJ
Re: Como escolher um sistema de RPG?
O sistema, como tio pop comentou, torna as coisas mais inmcertas, emocionantes...
Mas um rpg també pode viver sem um sistema? sim... A interpretação conta muito em um rpg, o chamado life é um exemplo vivo que (raras as vezes) se slava sem um sistema/dados...
Mas o que é um rpg sem uma forma de evoluir? de provar que seu taco é maior que o do inimigo (baseball meninos... baseball....)
o sistema, certo, pode tornar um determinado rpg muito bom, ótimo ou épico.. Mas se prender ao sistema pode levar o melhor rpg do século a virar a piada de mesa...
Mas um rpg també pode viver sem um sistema? sim... A interpretação conta muito em um rpg, o chamado life é um exemplo vivo que (raras as vezes) se slava sem um sistema/dados...
Mas o que é um rpg sem uma forma de evoluir? de provar que seu taco é maior que o do inimigo (baseball meninos... baseball....)
o sistema, certo, pode tornar um determinado rpg muito bom, ótimo ou épico.. Mas se prender ao sistema pode levar o melhor rpg do século a virar a piada de mesa...
Mnemosinne- Épico
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Re: Como escolher um sistema de RPG?
Basicamente na minha opinião o sistema deve ser definido como uma ferramenta para complementação que deve ser utilizada para o manejo e aplicação de melhores condições ao jogo, diferentemente do popo eu acredito que o Sistema não é só uma interação mas algo necessário, eu acredito que o sistema de dados cria um balanço extraordinário no jogo interpretativo, principalmente quando a uma interação de luta entre os personagens, isso facilita o mestre a Definir se a ação tomada pelo personagem se torna possível ou não.
Basicamente eu tomo referência ao D20 como principal sistema de dados por ele ser exatamente o “meio termo” ele não é como os tradicionais jogos de tabuleiro ou o 3d&t que usa D6 como base ou então outros sistemas como Fanalia que usa D10 apenas.
Eu acredito que o D20 pode ser utilizado em grande parte das ações durante um RPG e o próprio sistema de D&D é o mais completo e tradicional por utilizar todos os dados através das novas adaptações de sistemas que são feitas, não deixando o mais antigo método de RPG perder a originalidade.
Valendo lembrar que em fato o primeiro RPG narrável, em fato foi-se utilizado dados de D6 até chegar o que temos hoje com o D20 que eu honestamente considero a base de todo o RPG.
Basicamente eu tomo referência ao D20 como principal sistema de dados por ele ser exatamente o “meio termo” ele não é como os tradicionais jogos de tabuleiro ou o 3d&t que usa D6 como base ou então outros sistemas como Fanalia que usa D10 apenas.
Eu acredito que o D20 pode ser utilizado em grande parte das ações durante um RPG e o próprio sistema de D&D é o mais completo e tradicional por utilizar todos os dados através das novas adaptações de sistemas que são feitas, não deixando o mais antigo método de RPG perder a originalidade.
Valendo lembrar que em fato o primeiro RPG narrável, em fato foi-se utilizado dados de D6 até chegar o que temos hoje com o D20 que eu honestamente considero a base de todo o RPG.
Ledah- Épico
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