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RPG e objetivos
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Hirohiro
Purin
Hidekee
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Lendas Infinitas :: Extra :: RPG
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RPG e objetivos
Uma questão simples que estava pensando aqui outro dia mas demorei a colocar aqui no fórum, até pq nem sabia se valeria a pena ou não. Mas a questão é: vcs jogam RPG com um objetivo bem definido ou é no estilo "deixa a vida me levar"?
Pergunto pq embora pareça simples, nem sempre é. Um RPG vc tem o personagem com uma história inserido em um cenário. O cenário pode ser rico ou mais simples, mas o ponto é que nem o mestre e nem o jogador sabem bem onde isso tudo vai parar. Se são colocados mais jogadores e se todos os jogadores gostam de explorar o máximo do cenário, bem, nem sempre o objetivo principal (conquistar o tesouro perdido, ser o homem mais rico e/ou poderoso do mundo, etc...) serão alcançados, mas a diversão e o enriquecimento do personagem (não necessariamente em números como XP e dinheiro) irão ocorrer.
Jogadores podem se surpreender com os caminhos oferecidos pelo mestre, mas igualmente o mestre pode se surpreender com as atitudes tomadas pelos jogadores. Daí penso que algumas vezes o objetivo final pode ficar em segundo plano ou mesmo ser alterado. Vai que se descobre que buscar a cabeça perdida não é tão importante assim...
Então, quero saber o que vcs acham sobre o assunto o/
Pergunto pq embora pareça simples, nem sempre é. Um RPG vc tem o personagem com uma história inserido em um cenário. O cenário pode ser rico ou mais simples, mas o ponto é que nem o mestre e nem o jogador sabem bem onde isso tudo vai parar. Se são colocados mais jogadores e se todos os jogadores gostam de explorar o máximo do cenário, bem, nem sempre o objetivo principal (conquistar o tesouro perdido, ser o homem mais rico e/ou poderoso do mundo, etc...) serão alcançados, mas a diversão e o enriquecimento do personagem (não necessariamente em números como XP e dinheiro) irão ocorrer.
Jogadores podem se surpreender com os caminhos oferecidos pelo mestre, mas igualmente o mestre pode se surpreender com as atitudes tomadas pelos jogadores. Daí penso que algumas vezes o objetivo final pode ficar em segundo plano ou mesmo ser alterado. Vai que se descobre que buscar a cabeça perdida não é tão importante assim...
Então, quero saber o que vcs acham sobre o assunto o/
Re: RPG e objetivos
Eu gosto de plot twist, meu objetivo geralmente é que o mestre desenvolva minha hist, eu encontrar aquelas pessoas do meio da historia, ele me mostrar que eu "posso sim" escolher não abrir a porta que ele quer e aí algo super legal acontecer.
Mas é meio deixa a vida me levar, na verdade gosto de explorar cada coisa que acontece, e prefiro na verdade quando isso leve a drama e angst e sofrimento, ações que tenham consequencias! uaheahuaehh
Mas é meio deixa a vida me levar, na verdade gosto de explorar cada coisa que acontece, e prefiro na verdade quando isso leve a drama e angst e sofrimento, ações que tenham consequencias! uaheahuaehh
Purin- Épico
-
Mensagens : 562
Idade : 33
RPG 1 : Project Zero: Chronicles - Ayumi Kasuga
RPG 2 : No More Gods - Hefesto
RPG 3 : Deltora Quest - Lucca Willoughby
RPG 4 : Digimon - Sango Amamiya
RPG 5 : Sailor War - Hermione Kasumi
Re: RPG e objetivos
*voltando da prova* odeio entrar em panico na prova *ansioso/hiperativo*
Enfim, isso é um assunto interessante sobre deixar a correnteza levar ou ter meta. Na minha opinião, os dois existem juntamente. Claro que vamos ter obstáculos próprios como personalidade e amadurecimento, como obstáculos impostos pelo narrador.
Enfim, eu gosto de usar ambos dentro da narração, vale desde a imaginação [que as vezes os jogadores extrapolam] até planos mirabolantes, quando nós[narradores] estamos dando ferramentas >3
Enfim, isso é um assunto interessante sobre deixar a correnteza levar ou ter meta. Na minha opinião, os dois existem juntamente. Claro que vamos ter obstáculos próprios como personalidade e amadurecimento, como obstáculos impostos pelo narrador.
Enfim, eu gosto de usar ambos dentro da narração, vale desde a imaginação [que as vezes os jogadores extrapolam] até planos mirabolantes, quando nós[narradores] estamos dando ferramentas >3
Hirohiro- Herói
-
Mensagens : 259
Idade : 38
RPG 1 : All-Kemia - Neil d'Órleans
RPG 2 : Digimon: the Others - Narrador
RPG 3 : Valkyria Chronicles - Haeringir Aslemfur
RPG 4 : Serenitatis - ???
RPG 5 : - - -
Re: RPG e objetivos
Depende da situação.
Tem alguns jogos mais simples em que um personagem "estável' em termos de objetivos pode ser a melhor pedida, mas eu sempre tendo/prefiro fazer personagens que querem algo mais, que têm seus próprios objetivos e que muitas vezes não estão nem aí pras situações que o mestre propõe, mas que eu vou porque, né, se não não tem jogo.
Lógico que o personagem deve estar dentro da temática proposta e o mestre deve se intrometer se achar que o personagem destoa completamente do que ele pretende, mas também não vale exigir que todos os personagens sejam 'idênticos" em objetivos e modus operandi, pois acaba ficando algo maniqueísta em que os jogadores são meros expectadores, não importando o que fazem o mestre os leva para onde ele bem entender e se alguém tenta fugir do enredo sofre penalidades abusivas.
Tem que ter sempre o jogo de cintura, e se op mestre aprova um personagem que tem tendência a fugir do que ele espera, deve estar preparado para flexibilizar o enredo e não a prejudicar o personagem meio que "adestrando".
Tem alguns jogos mais simples em que um personagem "estável' em termos de objetivos pode ser a melhor pedida, mas eu sempre tendo/prefiro fazer personagens que querem algo mais, que têm seus próprios objetivos e que muitas vezes não estão nem aí pras situações que o mestre propõe, mas que eu vou porque, né, se não não tem jogo.
Lógico que o personagem deve estar dentro da temática proposta e o mestre deve se intrometer se achar que o personagem destoa completamente do que ele pretende, mas também não vale exigir que todos os personagens sejam 'idênticos" em objetivos e modus operandi, pois acaba ficando algo maniqueísta em que os jogadores são meros expectadores, não importando o que fazem o mestre os leva para onde ele bem entender e se alguém tenta fugir do enredo sofre penalidades abusivas.
Tem que ter sempre o jogo de cintura, e se op mestre aprova um personagem que tem tendência a fugir do que ele espera, deve estar preparado para flexibilizar o enredo e não a prejudicar o personagem meio que "adestrando".
Popo- Admin
-
Mensagens : 2091
Idade : 39
Localização : Ville Marveilleuse - RJ
Re: RPG e objetivos
Ao contrário de varias pessoas eu gosto de fazer um personagem fraco sem nenhuma habilidade ou pouca habilidade em luta. Meu maior motivo para jogar é ver por quanto tempo eu consigo fazer o meu personagem sobreviver. Meu maior prazer é quanto eu consigo ser o personagem mais forte da mesa, sendo que inicialmente todo mundo me dava porrada. Coisa que consegui fazer apenas 2 vezes. Ou pelo menos conseguir concluir o RPG.
Meu outro motivo é colocar um desejo bastante difícil e além dos poderes do meu personagem. Por exemplo: no RPG Tormenta eu queria matar o Deus Ragnar, eu era um elfo que vivenciou quanto o exercito de Ragnar dizimou a cidade de Elfos. Outro exemplo é no RPG Vampiro meu Malkaviano tinha um desejo fanático em ressucitar o Malkav, o Antidiluviano do Malkavianos, sendo que ninguém sabe como nem onde ele morreu, não tem certeza nem se ele morreu, muito menos como poderia ressuscitá-lo. Infelizmente nunca realizei nenhum deles.
Meu outro motivo é colocar um desejo bastante difícil e além dos poderes do meu personagem. Por exemplo: no RPG Tormenta eu queria matar o Deus Ragnar, eu era um elfo que vivenciou quanto o exercito de Ragnar dizimou a cidade de Elfos. Outro exemplo é no RPG Vampiro meu Malkaviano tinha um desejo fanático em ressucitar o Malkav, o Antidiluviano do Malkavianos, sendo que ninguém sabe como nem onde ele morreu, não tem certeza nem se ele morreu, muito menos como poderia ressuscitá-lo. Infelizmente nunca realizei nenhum deles.
stranterex- Experiente
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Mensagens : 136
Idade : 30
Localização : infinito e alêm
RPG 1 : Samuel Cavalliere - Hellsing – After Chaos
Re: RPG e objetivos
Gosto de histórias.
Tenho prazer por enredos, tramas, pela saga do herói tão presente em TODA saga RPG. Gosto da loucura interpretativa, dos atos inesperados que enlouquecem o narrador, as piadas sem graça que fazem rir, gargalhar da cara dos azarados nos dados, da loucura tão observável de às vezes ver alguém até mesmo evoluir tão bem o seu personagen, mas não aprender com eles o quanto deveria. Gosto do caos, da luta, dos dados, da bagunça, da reorganização, do sangue, da ordem e... principalmente, da diversão e dos amigos.
Meus objetivos num RPG e fora dele? Aprender, viver, divertir-me.
Quantas vezes e em quantas posições distintas uma da outra for possível
Então seja ele bem definido pelo mestre ou mais livre e em conjunto, é a história e todo o resto que me atraem (provocar o mestre também sempre ajuda a dar "pimenta" ao tempero).
Tenho prazer por enredos, tramas, pela saga do herói tão presente em TODA saga RPG. Gosto da loucura interpretativa, dos atos inesperados que enlouquecem o narrador, as piadas sem graça que fazem rir, gargalhar da cara dos azarados nos dados, da loucura tão observável de às vezes ver alguém até mesmo evoluir tão bem o seu personagen, mas não aprender com eles o quanto deveria. Gosto do caos, da luta, dos dados, da bagunça, da reorganização, do sangue, da ordem e... principalmente, da diversão e dos amigos.
Meus objetivos num RPG e fora dele? Aprender, viver, divertir-me.
Quantas vezes e em quantas posições distintas uma da outra for possível
Então seja ele bem definido pelo mestre ou mais livre e em conjunto, é a história e todo o resto que me atraem (provocar o mestre também sempre ajuda a dar "pimenta" ao tempero).
Kefka- Épico
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Mensagens : 1173
Idade : 37
Localização : Arkhan
RPG 1 :
Hellsing - #Mestre#
Re: RPG e objetivos
Bem, é dificil para mim falar, mas...
Eu adoro coisas com o Enredo fixo. Tramas complexas, viradas de casaca, essas coisas...
E Como o Spiegel-san disse a cima, atos inesperados, rir do azar no dado... Tudo. RPG é algo muito bom~
Divertido, as vezes o nosso personagem evolui ali e então, a gente também.
Todos os meus personagens, todos, eu acho que seriam mais "Mascaras" minhas .__. Partes de minha personalidade fragmentadas. Acho que assim consigo interpreta-los melhor. E as vezes, eu até consigo levar uma lição no final de tudo XD
Mas, sei lá, gosto também do tipo "Deixa a vida me levar". A vida em si é feita de opções, se você fez algo agora, obviamente vai acontecer algo diferente do que aconteceria se tivesse feito outra coisa.
"Se eu não tivesse ido para o parque, não teria levado aquela bolada."
Coisas assim. Claro, é meio dificil levar uma História assim, onde o que um unico faz, pode mudar boa parte do "futuro" dos personagens. Mas esse tipo de RPG é bem legal.
Eu adoro coisas com o Enredo fixo. Tramas complexas, viradas de casaca, essas coisas...
E Como o Spiegel-san disse a cima, atos inesperados, rir do azar no dado... Tudo. RPG é algo muito bom~
Divertido, as vezes o nosso personagem evolui ali e então, a gente também.
Todos os meus personagens, todos, eu acho que seriam mais "Mascaras" minhas .__. Partes de minha personalidade fragmentadas. Acho que assim consigo interpreta-los melhor. E as vezes, eu até consigo levar uma lição no final de tudo XD
Mas, sei lá, gosto também do tipo "Deixa a vida me levar". A vida em si é feita de opções, se você fez algo agora, obviamente vai acontecer algo diferente do que aconteceria se tivesse feito outra coisa.
"Se eu não tivesse ido para o parque, não teria levado aquela bolada."
Coisas assim. Claro, é meio dificil levar uma História assim, onde o que um unico faz, pode mudar boa parte do "futuro" dos personagens. Mas esse tipo de RPG é bem legal.
The Nameless~- Experiente
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Mensagens : 115
Idade : 26
Lendas Infinitas :: Extra :: RPG
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