Últimos assuntos
Tópicos semelhantes
Quem está conectado?
Há 10 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 10 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 149 em Qua Set 25, 2024 1:20 pm
Dados em combate.
+2
Popo
Keitava
6 participantes
Página 1 de 1
Necessidade de dados: Rolagem antes ou depois da ação?
Dados em combate.
Então, como eu disse nas regras, iremos utilizar dados em combate, de uma forma bem simples, e que eu criaria enquete para resolver como seria feito.
O normal, padrão, é que se faça a ação como tem que fazer, role um dado e deixe que o Mestre interprete o resultado. A desvantagem desse meio é que, muitas vezes, você escreve uma ação épica, que merecia, sem dúvida, um sucesso lindo, e uma falha crítica nos dados faz com que a ação resulte em escorregar em uma casca de banana e dar tudo errado.
A segunda opção, é que role-se o dado, e baseando-se no resultado, faça a ação de acordo com o sucesso ou falha que retirou. A desvantagem disso, é que em situações de falha, a ação pode ficar pobre perante a atenção que receberia se fosse um sucesso.
O que eu quero aqui é usar o que fique mais confortável para todos, mas deixo a minha opinião e intenção.
Como o nosso sistema de combate é MUITO simples, e se resume a rolagem de um D10 personalizado para cada ação, eu prefiro que a rolagem seja feita depois da ação, onde a ação representa o que o personagem QUER fazer.
Seguem três exemplos interpretativos muito simples de como eu procederia em um combate com rolagem de dados depois da ação.
Como espero que tenham notado, eu não me foquei no resultado do dado de cada um, mas sim na diferença entre eles, adaptando as ações de forma que o dado representa que um player teve mais sucesso que o outro em sua ação, e não que o outro falhou miseravelmente. xD
A diferença, é que se vocês rolarem o sucesso ou falha antes da ação que irão fazer, é que vão decidir qual será o erro cometido pelo personagem, e até, parcialmente, os efeitos desse erro. Eu só irei complementar com a minha ação em seguida. Por outro lado, se rolarem o dado depois da ação, interpretarei de acordo com a minha noção e com a ficha dos personagem, e o resultado virá como os acima. xD
Por favor, discutam! Sugestões e reclamações são bem-vindas. xD
O normal, padrão, é que se faça a ação como tem que fazer, role um dado e deixe que o Mestre interprete o resultado. A desvantagem desse meio é que, muitas vezes, você escreve uma ação épica, que merecia, sem dúvida, um sucesso lindo, e uma falha crítica nos dados faz com que a ação resulte em escorregar em uma casca de banana e dar tudo errado.
A segunda opção, é que role-se o dado, e baseando-se no resultado, faça a ação de acordo com o sucesso ou falha que retirou. A desvantagem disso, é que em situações de falha, a ação pode ficar pobre perante a atenção que receberia se fosse um sucesso.
O que eu quero aqui é usar o que fique mais confortável para todos, mas deixo a minha opinião e intenção.
Como o nosso sistema de combate é MUITO simples, e se resume a rolagem de um D10 personalizado para cada ação, eu prefiro que a rolagem seja feita depois da ação, onde a ação representa o que o personagem QUER fazer.
Seguem três exemplos interpretativos muito simples de como eu procederia em um combate com rolagem de dados depois da ação.
- Spoiler:
- Popo preparava-se para o momento crucial daquela batalha, o momento onde aquilo deveria acabar, no final das contas. Colocou as duas mãos na cintura e flexionou os joelhos um pouco, em seguida, ele os erguia e movimentava, fazendo sua preparação final: A Dança do Popo. Preparado, ergueu sua marreta biônica acima da cabeça e avançou contra o inimigo, visando uma grande eestrondosa marretada na lateral de sua cabeça.
Resultado do dado: 8.
Keitava sorriu vendo a ridícula preparação do seu adversário. Não havia motivo de ser derrotado por criatura tão estúpida quanto aquela. Acompanhado de sua arma regional, a boleadeira, lançaria-a contra os pés de Popo, enrolaria seus tornozelos e faria com que assumisse sua posição rídula, onde merecia ficar.
Resultado do dado: 4.
Resultado da ação: Popo movia-se com vigor, a marreta em punho recuada atrás do corpo, em seus olhos, brilhava apenas a cabeça de Keitava sndo estilhaçada. A boleadeira foi lançada na direção de seus pés, mas revelando grande agilidade e reflexos, Popo girou graciosamente no ar, como uma bailarina treinada durante anos, Keitava, atordoado pela beleza do movimento viu-se indefeso, e sentiu apenas os ossos de sua face serem esmigalhados pelo golpe que o atingiu. Seu corpo foi jogado para o lado, distanciando-se metros de Popo.
---
Agora, supondo que Popo tivesse rolado um 7, e Keitava um 6.
A movimentação de Popo era rápida e precisa, o alvo estava alguns metros à sua frente e não haveria erro. A reação de Keitava, porém, foi tão ágil quanto, e não fosse a grande habilidade de Popo, ele certamente seria atingido em cheio. Como pôde, ele saltou centímetros, buscando evitar a boleadeira que girava rente ao chão mirando suas pernas. O sucesso fora quase completo, ele sentiu seu tornozelo esquerdo prender durante o salto, e seu equilíbrio foi afetado. Como pôde, ele manteve-se no ar e estendeu a marreta, buscando o alvo e lhe atingindo no ombro. Keitava sentiu-se empurrar para o lado, enquanto um Popo desequilibrado esforçava-se para não cair.
---
Por fim, supondo que Popo rolasse um 3, e Keitava um 7.
Popo movia-se em direção ao alvo com o resultado em mente. Deixaria-o inconsciente com um só golpe e acabaria com aquilo de uma só vez. Não esperava, porém, a reação hábil do seu alvo. Keitava girou a boleadeira e a lançou, atingindo Popo de surpresa. O portador da marreta biônica viu-se atingido nas pernas, as cordas da arma de Keitava enrolaram-se em seus tornozelos e prenderam-os de uma só vez. Popo pode ver cada instante de sua queda, que resultou em seu rosto enterrado no chão, e o corpo caído aos pés de Keitava.
Como espero que tenham notado, eu não me foquei no resultado do dado de cada um, mas sim na diferença entre eles, adaptando as ações de forma que o dado representa que um player teve mais sucesso que o outro em sua ação, e não que o outro falhou miseravelmente. xD
A diferença, é que se vocês rolarem o sucesso ou falha antes da ação que irão fazer, é que vão decidir qual será o erro cometido pelo personagem, e até, parcialmente, os efeitos desse erro. Eu só irei complementar com a minha ação em seguida. Por outro lado, se rolarem o dado depois da ação, interpretarei de acordo com a minha noção e com a ficha dos personagem, e o resultado virá como os acima. xD
Por favor, discutam! Sugestões e reclamações são bem-vindas. xD
Última edição por Keitava em Sex Abr 10, 2009 7:06 pm, editado 1 vez(es)
Keitava- Herói
-
Re: Dados em combate.
Cara, eu tô aqui pensando e realmente não consigo decidir. 'xD
Acho que em ambos os casos há grandes possibilidades de ficar legal, pois como você havia mencionado, haverá pontuação extra por interpretação - positiva e negativa!
Então se o cara faz uma interpretação idiota só porque tirou 1, vai receber ainda mais penalidades e se afundar ainda mais! xD
Por esse motivo estou pendendo para o lado de rolar o dado antes, interpreta, oponente rola o dado e interpreta, mestre diz o resultado. Achp que assim ficaria ótimo. xD
ps.: VAI TOMAR NO SEU CU EUIAHEOIAUHEOUIAHEOAIUEHAOIEUOEIUAHEOIUAHEAOIUEHAOEIUHAEIOUAHEOIAUHEOIEHOIUE *rindo demais do exemplo*
Acho que em ambos os casos há grandes possibilidades de ficar legal, pois como você havia mencionado, haverá pontuação extra por interpretação - positiva e negativa!
Então se o cara faz uma interpretação idiota só porque tirou 1, vai receber ainda mais penalidades e se afundar ainda mais! xD
Por esse motivo estou pendendo para o lado de rolar o dado antes, interpreta, oponente rola o dado e interpreta, mestre diz o resultado. Achp que assim ficaria ótimo. xD
ps.: VAI TOMAR NO SEU CU EUIAHEOIAUHEOUIAHEOAIUEHAOIEUOEIUAHEOIUAHEAOIUEHAOEIUHAEIOUAHEOIAUHEOIEHOIUE *rindo demais do exemplo*
Popo- Admin
-
Kei e sua afeição pelo Popo xD
Cara, prefiro que a gente interprete e depois role com o mestre decidindo como ocorreu a ação por pura questão de que não sabendo o resultado iremos dar o máximo na interpretação. Pelo menos é o que penso xD
Cara, prefiro que a gente interprete e depois role com o mestre decidindo como ocorreu a ação por pura questão de que não sabendo o resultado iremos dar o máximo na interpretação. Pelo menos é o que penso xD
Prefiro a segunda O.o mesmo pra dar mais liberdade pro mestre criar
Mari- Herói
-
Prefiro a segunda porque eu sou animalzinha e já não sei lutar quando os ataques são meus e o efeito eu que posso imaginar u_u' se eu tiver que interpretar a bosta do dado vou me auto-trollar...u.u~
Purin- Épico
-
RPG 1 : Project Zero: Chronicles - Ayumi Kasuga
RPG 2 : No More Gods - Hefesto
RPG 3 : Deltora Quest - Lucca Willoughby
RPG 4 : Digimon - Sango Amamiya
RPG 5 : Sailor War - Hermione Kasumi
Já votei, mas enfim...
Confesso que demorei pra decidir e que a escolha foi feita com pouca diferença XD Escolhi a segunda por não confiar na minha habilidade de interpretar uma falha decente se tirar um valor baixo e panz XD
Acho que é bem essa lógica de me auto-trollar mesmo... *SD*
Além do mais, eu não vou conseguir fazer ações épicas pra ficar tosco falhar miseravelmente XD
Confio em você, Kei `-´
Confesso que demorei pra decidir e que a escolha foi feita com pouca diferença XD Escolhi a segunda por não confiar na minha habilidade de interpretar uma falha decente se tirar um valor baixo e panz XD
Acho que é bem essa lógica de me auto-trollar mesmo... *SD*
Além do mais, eu não vou conseguir fazer ações épicas pra ficar tosco falhar miseravelmente XD
Confio em você, Kei `-´
Temos 9 players, com 6 votos à favor da rolagem depois da ação e nenhum contra, votação encerrada e tópico trancado.
Grato, pessoal! Discussões sobre o assunto no tópico de sugestões e dúvidas! xD
Grato, pessoal! Discussões sobre o assunto no tópico de sugestões e dúvidas! xD
Keitava- Herói
-
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sáb Jan 05, 2013 3:49 pm por Hinanii
» Passando para cumprimentar
Sáb Nov 10, 2012 11:59 pm por White
» Bravely Default Praying Brage (PC Online)
Qui Nov 01, 2012 12:53 pm por Hidekee
» Magi - The Labyrinth of Magic
Seg Out 08, 2012 3:29 pm por Kiyamet
» Minha UTAU já saiiiu!
Ter Set 25, 2012 1:42 pm por Hidekee
» Bravely Default: Flying Fairy para 3DS
Ter Set 25, 2012 1:37 pm por Hidekee
» Novo Layout - Dragão Jogador!
Sáb Set 01, 2012 10:12 pm por kurolady
» Tema que desejaria jogar
Qui Ago 30, 2012 3:52 am por LoliHime
» Retorno aos Lendas