Lendas Infinitas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Novo Layout - O Dragão e A Modernidade: Fim de uma fase
Os clichês e você EmptySáb Jan 05, 2013 3:49 pm por Hinanii

» Passando para cumprimentar
Os clichês e você EmptySáb Nov 10, 2012 11:59 pm por White

» Bravely Default Praying Brage (PC Online)
Os clichês e você EmptyQui Nov 01, 2012 12:53 pm por Hidekee

» Magi - The Labyrinth of Magic
Os clichês e você EmptySeg Out 08, 2012 3:29 pm por Kiyamet

» Minha UTAU já saiiiu!
Os clichês e você EmptyTer Set 25, 2012 1:42 pm por Hidekee

» Bravely Default: Flying Fairy para 3DS
Os clichês e você EmptyTer Set 25, 2012 1:37 pm por Hidekee

» Novo Layout - Dragão Jogador!
Os clichês e você EmptySáb Set 01, 2012 10:12 pm por kurolady

» Tema que desejaria jogar
Os clichês e você EmptyQui Ago 30, 2012 3:52 am por LoliHime

» Retorno aos Lendas
Os clichês e você EmptyDom Ago 26, 2012 8:30 am por White

Tópicos semelhantes
    Quem está conectado?
    16 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 16 visitantes

    Nenhum

    O recorde de usuários online foi de 45 em Ter Jul 31, 2012 9:32 am
    Divulgue-nos
    Lendas Infinitas



    Lendas Infinitas



    Créditos
    Tema e layout:
    Administração

    Imagem original
    usada em logo:

    yuushoku

    Imagens originais usadas nos botões do fórum:
    Sumi Keiichi

    Emoticons:
    Kalahan Pack by Zeitz
    Y o l k s - 2 Pack by bad-blood
    Very Emotional Pack by LazyCrazy
    The Blacy Pack by Rockey

    Os clichês e você

    2 participantes

    Ir para baixo

    Os clichês e você Empty Os clichês e você

    Mensagem  Hidekee Dom Jan 24, 2010 10:46 am

    Tava lendo os comentários por aí e sempre me deparo com a expressão "é clichê" em um tom pejorativo. Bem, decidi criar este tópico justamente para discutir até onde clichês são ou não ruins. Vou citar uma resposta que achei a mais condizente sobre o termo em português (do Brasil):

    Um clichê (do francês cliché), chavão ou lugar-comum é uma expressão idiomática que de tão utilizada e repetida, desgastou-se e perdeu o sentido ou se tornou algo que gera uma reação ruim em vez de dar o efeito esperado.

    Isso vale para qualquer coisa, mas é especialmente utilizado para obras culturais e de arte como livros, cinemas, novelas, mangas e animes. Enfim, em meio a tanto tempo que o homem existe sobre a face da Terra e considerando a parte que ele aprendeu a escrever e registrar coisas, será mesmo que podemos afirmar que algo é categoricamente livre de clichês? Tudo bem que é mais aplicado a uma cultura recente, mas mesmo assim, acho que em todas as obras sempre há uma referência a um lugar comum social, logo recaindo mesmo que sem querer em um ou outro clichê. E clichê seria também uma referência de que o público vai gostar de ver, pois mesmo sendo algo batido, o público adora ver o mocinho vencer o vilão no final e casar com a mocinha.

    E o engraçado do clichê é a ligação com a memória recente de quem vê também. Embora algumas obras recaiam em o mocinho morrer no final com uma vitória épica sobre o vilão, uns dizem que é original (como ouvi na época de O Gladiador) mas se esquecem que várias obras de teatro, especialmente shakespearerianas (das poucas que conheço) tem uma final trágico e indo mais para trás, os gregos já tinham suas tragédias. Então o que parece algo orginal para mim pode não ser para outro também.

    O ponto em questão é: É ruim usar clichês? Se sim, como fugir disso? Se não, quando fica ruim?


    Eu já coloco a minha resposta de forma resumida aqui para dar um gás no assunto:

    Eu considero que clichês não são ruins. O problema está justamente em como usá-los. Um exemplo que eu adoro citar em meio a animes é o anime Zero no Tsukaima. Um anime que é cheio, mas cheio de clichês, mas o autor soube aproveitá-los de forma tão boa que fica agradável a muitos, inclusive para quem não é fã do gênero de anime, como alguns amigos meus. Quando o autor simplesmente cisma de pegar os clichês e usá-los de forma desmedida e sem saber o tempo certo de usá-los, aí vira um desastre! No final, clichês servem como referência para quem vai ver, meio que se preparando para algo comum. É aí que o autor pode mudar o destino do clichê clássico e surpreender o público.

    Agora peço a contribuição de vocês para aprofundarmos no assunto e quem sabe trazer até mais para o lado de um RPG, já que clichê em RPG sempre ocorrem e uns agradam e outro nem tanto XD


    PS: Tópico originalmente postado no AG mas que trouxe para cá para inclusive fazer ponte com criação de RPGs, por mais clichês que possam ser o.ov
    Hidekee
    Hidekee
    Admin
    Admin

    Masculino
    Mensagens : 6382
    Idade : 45
    Localização : Rio de Janeiro

    RPG 1 :
    No More Gods - Mestre
    RPG 2 :
    Hellsing - Haven Enzo
    RPG 3 :
    Deltora - Kyllinn Tyrmitore
    RPG 4 :
    Digimon - Tsukasa Yuu

    http://hidekeitaro.blogspot.com

    Ir para o topo Ir para baixo

    Os clichês e você Empty Re: Os clichês e você

    Mensagem  Sder Dom Jan 24, 2010 4:41 pm

    Clichês são nessesarios, hoje em dia existem tantos que é dificil não esbarrar em um deles ao fazer uma historia.
    Mas não são ruins, como vc disse basta saber utiliza-los. Zero no Tsukaima Rules

    Aqui tem uma lista GIGANTE de clichês de RPG, é bem interessante e vale dar uma olhada:
    Grande lista de Clichês de RPG
    Sder
    Sder
    Experiente
    Experiente

    Masculino
    Mensagens : 134
    Idade : 30
    Localização : Beneath a Blue Sky


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos